O poder do foco

Alerta: de início, você, caro leitor(a), está com foco direcionado a ler esse artigo, sem distrações? Ou há notificações em seu celular, notebook, computador, tablet, qualquer dispositivo que vá fazer você direcionar sua atenção a outra coisa? No escritório, você consegue se concentrar perfeitamente ou se distrai quando escuta conversa dos colegas? Convido-lhe a ler o artigo antes de responder todas essas perguntas! Entretanto, é proibida distração com outra coisa, combinado?? Vamos nessa!

Importância do foco

Nobre doutor(a), creio que assim como eu e praticamente todas as pessoas do mundo, você possui sonhos, realizações que deseja conquistar, correto? E claro que não trarei o clichê de que depende somente de você para que tudo aconteça! Se você está lendo isso é porque já tem isso em mente!

Porém, a velocidade do trajeto que você deseja percorrer vai depender de onde sua atenção está sendo direcionada, onde você está aplicando sua concentração com maior intensidade.

Saiba que no mercado de trabalho, nos escritórios de advocacia e em qualquer outro negócio, o profissional que tem como uma de suas habilidades o foco, é muito valorizado e reconhecido, não obstante ser uma busca essencial pelas bancas.

O profissional que consegue concentrar nas suas atividades, normalmente: (i) termina suas tarefas mais cedo; (ii) tem tempo livre investir em seu desenvolvimento; (iii) obtém maior produtividade; (iv) as tarefas são realizadas com excelência; (v) obtém resultados extraordinários; (vi) dentre tantos outros benefícios.

Como melhorar ou ter mais foco?

Como dito anteriormente, todos temos sonhos e realizações que desejamos conquistar.

Assim, o que você quer de verdade? Qual a real razão de ter escolhido ser advogado autônomo? Advogado contratado? Sócio? Concurso?

O que isso vai lhe trazer? Quais são os benefícios da sua escolha? Tenha consciência plena do que você busca, afinal, é você quem define onde quer chegar!

Partindo do pressuposto que você já tem definido o que busca, ou seja, já tem o seu norte, sua direção, apresento algumas dicas práticas que vão lhe ajudar a evitar as distrações e aumentar o poder do seu foco.

Dica 1: Estabeleça a prioridade do dia. Isto somente você saberá definir. Qual será a prioridade? Elaboração de recursos? Construção de estratégias de captação de clientes? Confecção de petições iniciais ou contestação? 

Dica 2: Crie um período para que cada tarefa seja finalizada. às vezes uma atividade pode ser muito extensa, desgastante, o que pode ocasionar o direcionamento da sua atenção a outra coisa.

Dica 3: liste por escrito TUDO que te distrai. São as mensagens de celular? As brincadeiras durante o expediente? Redes sociais? Youtube? Site de notícias?

Dica 4: Escreva o que você já pode fazer a partir de hoje para eliminar essas distrações. Exemplo: desativar notificações do celular.

Dica 5: Liste/enumere os resultados que vem obtendo ao eliminar as distrações. Como você está se sentindo? Qual é a mudança que percebe?

Dica 6 (MEGA IMPORTANTE): Lembre-se diariamente dos benefícios pela escolha do seu objetivo!

Conclusão

Quais foram as ideias ou insights que adquiriu com a leitura? Coloque em prática já a partir de hoje! Lembre-se também de comemorar cada conquista! 

Desejo-lhe enorme sucesso!

Fez sentido para você? Acha que outra pessoa pode se beneficiar com essas dicas? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.