E se perguntassem para que você explicasse a razão da importância da sua advocacia, saberia informar com total clareza?

Saiba que esse é um dos questionamentos que os profissionais encontram maior dificuldade em responder. Por que?

Não é comum nas universidades o preparo do profissional para abrir seu próprio escritório, formar sociedade com colegas ou parceiros, se tornar advogado(a) autônomo(a), gerir seu negócio, dentre outras questões. Em outras palavras, não é ensinado nas universidades como desenvolver o comportamento inerente ao empreendedorismo.

Todo escritório de advocacia, toda empresa que alcançou seu respectivo sucesso, todo líder sabe explicar a importância do seu negócio, o seu diferencial competitivo.

Assim, complemento com outro questionamento: Se você, advogado(a), deixasse de exercer sua profissão HOJE, seu cliente sentiria uma perda real, imensurável, ou encontraria outro(a) profissional com facilidade que atendesse suas necessidades tão bem quanto você?

Justamente a partir desta resposta que será apresentado o seu diferencial competitivo, tema que será tratado de forma breve, simples e objetiva no presente artigo.

Como dito anteriormente, todo escritório de advocacia que alcançou seu respectivo sucesso possui de forma clara a razão da sua importância. Além disso, estrategicamente seguiu passos constantes e direcionados para conquistas das metas, sejam elas: (i) captação de clientela; (ii) aumento da estrutura física; (iii) treinamento da equipe; etc.

Diante disto, observe que além de ter conhecimento do seu diferencial competitivo, é imprescindível formulação do planejamento estratégico. Até mesmo porque se faz algo somente por fazer, sem direção, se não sabe o caminho que quer percorrer, a probabilidade de alcançar o que busca é remota.

Estratégia, nos negócios, diz respeito a campanha que a empresa faz no mercado, o domínio no qual compete, forma como compete e o que quer atingir. É o centro da liderança permanente de que as empresas necessitam.[1]

Partindo deste entendimento, como você pode criar o seu planejamento estratégico certeiro?

A criação da sua estratégia ou planejamento estratégico para o sucesso da sua profissão, seja como advogado(a) autônomo(a), sócio(a), contratado(a), pode surgir a partir dos seguintes questionamentos:

  1. Por que você escolheu advocacia como profissão?
  2. Para que serve sua advocacia?
  3. Como você se enxerga daqui 2, 5, 10 anos? Onde vai estar?
  4. Por que isso é importante para você? Quais são os benefícios para você e quais são os que você gera para as pessoas ao redor?
  5. Quais causas pretende atuar? Preventiva ou contenciosa?
  6. Qual será sua área de atuação? Dentro dessa área de atuação, qual é o nicho específico que irá atuar? (Exemplo: atuação em Direito do Trabalho, direcionada à consultorias para empresas quanto à prevenção contra acidentes do trabalho).
  7. Quem é seu cliente? Empresa ou pessoa física?
  8. Qual é o problema que seu cliente enfrenta?
  9. Como sua advocacia resolve esse problema?
  10. Quais são seus pontos fortes? E quais você precisa melhorar/desenvolver?

Após responder todos esses questionamentos e ter total clareza do que você busca, qual será a primeira ação a ser tomada? Qual será o primeiro objetivo a ser conquistado? E mais importante ainda, quando será conquistado?

A título exemplificativo, vamos supor que o primeiro objetivo seja de captação de clientes. Enumere quantos clientes você busca ter em determinada data, e quais são as ações que serão tomadas para isso acontecer. Como o cliente vai te encontrar? Será por meio de publicações de artigos, vídeos, realização de palestras?

Como dito, o artigo buscou de forma breve e objetiva apresentar como criar a sua estratégia, bem como encontrar seu diferencial competitivo.

Fez sentido para você? Conhece outra forma de criar um planejamento estratégico eficaz? Compartilhe conosco!


[1] Montgomery, Cynthia A. O estrategista. [tradução de Liliana Negrello]; Rio de Janeiro: Sextante, 2012. P. 18, 20.

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